Os signos dos discípulos de Jesus
Qual é o signo atribuído por da Vinci a cada apóstolo na Última Ceia? A resposta, segundo os estudiosos, está na posição de cada um à mesa, em seus semblantes e nos gestos de mãos de Jesus.
Com a esquerda, ele estaria transmitindo energia aos signos da Primavera e do Verão, emblemados pelos seis primeiros apóstolos, começando da direita para a esquerda. Com a mão direita, Jesus estaria recolhendo a experiência dos apóstolos de signos do Outono e do Inverno.
Desse modo, e agrupando os apóstolos em pares – o 1º e o 7º, o 2º e o 8º, o 3º e o 7º, e assim por diante, teríamos:
1º – Simão (Áries): signo da agressividade, de quem gosta de impor suas vontades, de liderar e competir. Quando suas ideias não são aceitas, apela para o boicote, na tentativa de mostrar que sua opinião é a correta. É o signo do ‘Eu’. Veja Simão sentado à cabeceira da mesa, como se fosse o líder do grupo ou o senhor da casa – tipo rude, bem masculino, trajando vermelho que é a cor do Fogo, elemento de Áries. A posição de suas mãos sugere imposição, debate, polêmica.
Símbolo da Justiça
7º – João (Libra): signo caracterizado pela vaidade, pelo equilíbrio, pela sociabilidade e por preocupar-se em agradar a Deus e ao mundo. É simbolizado pela balança, que nada faz além de pesar as opinioes , obtendo o ponto médio. Libra é o único signo representado por um objeto inanimado, o que significa que João não coloca o seu ‘Eu’ em questão. Ele traja roupas em tons pastéis, próprios de Libra. Suas mãos parecem receber alguma coisa e a posição de seus braços forma o prato da balança. Sua cabeça pende para o lado, seus olhos estão fechados, como o símbolo da Justiça.
2º – Judas Tadeu (Touro): signo caracterizado pela teimosia. O olhar de Judas Tadeus mostra desconfiança. Ele deixa transparecer seu conservadorismo, sua capacidade de tolerar o trabalho pesado. Suas feições revelam seu lado rústico mas sedutor. Sua força está concentrada no pescoço. Está preocupado e parece propor que é melhor tudo ficar como está. Sua mão esquerda, apoiada na mesa, simboliza o mundo concreto. A outra, estendida, colhe as virtudes celestiais. Veste-se de marrom, a cor do elemento Terra, que rege Touro.
8º – Judas Escariotes (Escorpião): signo caracterizado por uma personalidade profunda, observadora, transformadora e sexualizada, que possui a capacidade nata de lidar com dinheiro, de ser um estrategista, um administrador e de controlar seus sentimentos. Admira tudo que está ligado aos poderes psíquicos. Judas Escariotes está posicionado de forma que possa observar com cautela. Seus olhos e seus ouvidos estão atentos. Segura um saco de dinheiro, o que significa que ele era o tesoureiro de Jesus. Derruba o sal, símbolo da morte, pois se acreditava que o sal esterilizava o solo. Suas cores, o azul e o branco, são as do elemento Água, regente de Escorpião.
Viagens Curtas
3º – Mateus (Gêmeos): signo caracterizado pela jovialidade, capacidade de comunicação, esperteza, dúvidas e inconstância de humor. Nunca se aprofunda nos relacionamentos afetivos.
Com sua mente criativa consegue vender tudo o que quiser, mesmo que suas palavras não sejam verdadeiras. Adora dançar e se movimentar. É inquieto, aprecia viagens curtas para poder narrar o que experimentou. E Mateus está justamente gesticulando como quem quer contar que viu alguma coisa. É o mais jovem dos apóstolos. Sua posição revela dualidade. Veste-se de azul, cor do céu, do elemento Ar, regente de Gêmeos.
9º – Pedro (Sagitário): signo caracterizado pela necessidade de buscar a sabedoria. O sagitariano geralmente é um especialista naquilo a que se dedica. É religioso e baseia sua filosofia de vida na leitura de livros. Quando encontra sua verdade, torna-se cego a outras idéias. No mural, Pedro é um homem de idade, o que revela experiência. Seu olhar fixo em Jesus demonstra sua sede de conhecimento. Seu dedo aponta como a flecha do centauro, símbolo de Sagitário. Segura uma faca em sua mão direita, o que demonstra agressividade na defesa de seus ideais.
Tipo Feminino
4º – Felipe (Câncer): signo caracterizado pela necessidade de proteger, de agradar. Representa a mãe. É ligado à família, ao passado. É ingênuo e inseguro. Tem tendência a engordar. Felipe é representado por um tipo feminino que mais parece a mãe que olha para seu filho com amor, carinho e desejo de protegê-lo. Seu olhar parece não questionar, mas aceitar. Sua postura, curvada, demonstra flexibilidade e adaptabilidade. Suas mãos parecem encobrir o peito que oferece alimento, órgão regido por Câncer.
10º – André (Capricórnio): signo caracterizado pela desconfiança, ceticismo, rigidez, responsabilidade, seriedade e profissionalismo. Simboliza o pai que defende seus filhos da malícia do mundo que ele conhece bem. Representa também a autoridade e o homem amadurecido pelo tempo. André está com as mãos em posição de defesa, seu olhar é de desconfiança, como se questionasse as intenções que se escondem por trás dos fatos.
5º – Tiago Menor (Leão): signo caracterizado pela beleza, elegância, brilho, criatividade, necessidade de ser o centro das atenções, amor pelas crianças diplomacia. Mas é também o signo do egocentrismo e da dramaticidade. Tiago Menor está numa posição quase central e afasta os apóstolos ao seu redor para que fique bem visível. Possui o semblante mais belo de toda a cena, mais belo que o de Jesus, que não foi pintado por Da Vinci, mas por um de seus discípulos. Expressa-se com elegância, mas também com prepotência. Seu cabelo, barba e roupa demonstram seu zelo pela aparência.
Busca da Perfeição
11º – Tiago Maior (Aquário): signo caracterizado pela inteligência, ideologia, fraternidade, inventividade, necessidade de ser diferente, pela defesa dos direitos humanos e pela rebeldia. Não gosta de ser o centro das atenções, mas é político, adora ensinar e pregar a necessidade de viver em coletividade. Tiago Maior é representado por um tipo relaxado com sua aparência, com a barba e cabelo mal cuidados. Abraça seus companheiros e empurra-os para o centro.
6º – Tomé (Virgem): signo caracterizado pela busca da perfeição, pelo detalhismo, crítica e capacidade de organização e limpeza. Tomé está quase escondido na cena, pois quem critica não pode estar sujeito às mesmas críticas. Está olhando para a ponta do seu dedo indicador, o que significa a inclinação para apontar os erros dos outros. Esse é o dedo de Júpiter, deus que, na mitologia grega, ditava o que era certo e errado.
12º – Bartolomeu (Peixes): signo caracterizado pela sensibilidade, tendência ao auto-sacrifício, instabilidade, fantasia, imaginação, aceitação e necessidade de silêncio e solidão. Seu regente é Netuno, que reinava sobre os oceanos. O signo de Peixes absorve toda negatividade do ambiente em que vive, da mesma forma que o mar recebe da humanidade tudo que é preciso eliminar. Bartolomeu está numa posição instável, sobre a ponta dos pés, que estão iluminados. Seu olhar se perde no horizonte. Veste-se de verde e azul, as cores do mar e do elemento Água, regente de Peixes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem: