
Um artigo publicado em janeiro no Mayo Clinic Women’s HealthSource, da conceituada Clínica Mayo, nos Estados Unidos, reafirma a eficiência desses movimentos na redução de dores, principalmente nas costas, na cabeça e as causadas por câncer e artrite. E eles não estavam falando apenas das massagens terapêuticas, mas das voltadas para relaxamento e controle do estresse. O cardápio de massagens é tão grande que até fica difícil escolher uma entre tantas delícias. Veja a seguir uma seleção de diferentes tipos, o que elas podem fazer por você e aproveite muito cada toque. De preferência, inclua algumas sessões na sua rotina para poder sentir os benefícios do mimo por mais tempo.
*** Indiana:
A massagem indiana adota os mesmos princípios da ayurveda, a medicina tradicional indiana. “Ela trabalha com os doshas, ou seja, as diferentes personalidades formadas pela estrutura corporal, mental e emocional de cada pessoa”. Os doshas resultam da influência que cada elemento da natureza (éter, ar, fogo, água e terra) tem sobre o nosso corpo.
- COMO É: antes da massagem indiana, é sempre necessário descobrir qual é o dosha da pessoa e se ele está em desarmonia. Isso muitas vezes se faz por meio de um questionário. Não existe uma massagem única, mas variedades recomendadas individualmente. Todas envolvem movimentos ritmados de pressão sobre o corpo e o uso de óleos essenciais. Esses movimentos têm o objetivo de desobstruir os chacras, como são chamados os canais de energia na cultura indiana. Uma das principais variantes da massagem indiana é a abhyanga, geralmente feita por duas terapeutas que espalham sobre o corpo da pessoa óleos de ervas aquecidos. Outra variação é a garshana, na qual o terapeuta usa uma luva, que pode ser de seda ou outra fibra natural. Com a pele seca, é feita uma esfoliação. Depois, espalha-se óleo. E, dentro das massagens indianas, existe ainda a shantala, que é a técnica de massagear os bebês.
- PARA QUE SERVE: tratar dor de cabeça, insônia, melhorar a vitalidade sexual, a circulação, reduzir o estresse, desintoxicar o organismo.
*** Tailandesa:
Depois do crescimento do comércio e do turismo sexual em Bangcoc, muita gente atribui à massagem tailandesa um caráter erótico. “Mas a versão tradicional foi desenvolvida nos templos budistas e transmitida de geração em geração”. “Um dos princípios era que deveria ser sempre feita com o paciente vestido.”
- COMO É: baseia-se na pressão dos dedos sobre o corpo, também levando em conta os meridianos, semelhante à técnica do shiatsu e do tui-ná. Mas a localização e o número desses meridianos na cultura tailandesa são diferentes. A massagem é feita no corpo todo, com pressões nos tecidos, alongamentos, torções e manipulação das articulações. Muitas vezes, o massageado fica deitado no chão, em uma esteira.
- PARA QUE SERVE: reduzir dores nas costas, melhorar a circulação venosa e linfática, relaxar os músculos e proporcionar uma sensação de acolhimento e bem-estar.
*** Shiatsu:
O shiatsu é de origem japonesa, e o termo significa pressão (atsu) com os dedos (shi). A técnica tem como base a estimulação dos meridianos.Quando esses pontos de energia ficam bloqueados, surgem doenças e desequilíbrios que roubam o bem-estar e a saúde.
- COMO É: os pontos de energia e os meridianos são pressionados, geralmente com os dedos. Às vezes, a pessoa pode sentir uma ligeira dor com a pressão, mas ela vai desaparecendo no decorrer da massagem.
- PARA QUE SERVE: fortalecer o sistema imunológico, melhorar o tônus muscular, relaxar, aliviar inchaços, diminuir a dor, principalmente enxaqueca e lombar.
*** Havaiana:
O lomilomi é a massagem tradicional havaiana, uma das que foram introduzidas mais recentemente no Brasil.Essa massagem era originalmente praticada em família e as técnicas, transmitidas de pai para filho, envolvem uma relação de afeto e atenção. Além de restabelecer o estado natural de harmonia, o objetivo da prática é também fazer com que o massageado se sinta acolhido, aliviando possíveis carências emocionais.
- COMO É: usa-se não apenas as mãos, mas também o braço e o antebraço e, algumas vezes, até joelhos, pés e pedaços de bambu, aplicados principalmente na região das costas e do pescoço. Normalmente, é acompanhada por uma música típica da região do Pacífico, que dá o ritmo à massagem.
- PARA QUE SERVE: aliviar dores musculares, cansaço, tensão, tratar problemas de estômago e proporcionar equilíbrio emocional.
*** Reflexologia:
Bastante tradicional, a reflexologia é, na verdade, uma mistura de técnicas de várias origens. Baseia-se no princípio de que existem pontos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão ou estrutura do corpo. E, ao massagear cada um desses pontos, é possível reduzir a tensão em todo o organismo.
- COMO É: pressionam-se pontos específicos nas mãos ou nos pés que têm relação com os órgãos do corpo. Pode ser feita com a pessoa deitada ou sentada.Há também a reflexologia auricular, que é feita nas orelhas e bastante trabalhada na acupuntura.
- PARA QUE SERVE: relaxar, diminuir dores localizadas.
*** Sueca:
A massagem sueca é um dos tipos mais tradicionais desse país. No século 19, o ginasta sueco Per Henrik Ling aliou seus conhecimentos de ginástica com o que havia aprendido na China, onde viveu, para desenvolvê-la.
-
COMO É: a pressão é feita sempre no sentido do fluxo sanguíneo em
diferentes pontos do corpo. As técnicas de fricção ajudam a melhorar o
retorno do sangue ao coração. Óleos ou talcos podem ser usados para que a
mão deslize com maior facilidade. Uma das formas clássicas da
modalidade é a massagem do tecido conjuntivo, ou deep tissue massage. Os
dedos anular e médio são usados para fazer uma pressão profunda
principalmente na coluna lombar, torácica e cervical, além de ombros e
cabeça.
- PARA QUE SERVE: essa técnica é extremamente relaxante, melhora a circulação sanguínea, reduz o estresse emocional e físico.
*** Chinesa:
De origem chinesa, o tui-ná está baseado no conceito do equilíbrio entre yin e yang, as duas forças que regem o corpo, e dos 12 órgãos ligados ao mesmo número de meridianos principais. Sempre que há um desequilíbrio entre o yin e o yang — ou sempre que os meridianos estão obstruídos para o fluxo de energia — aparecem as doenças.O tui-ná tem os mesmos objetivos e utilizações que as agulhas de acupuntura, tonificando ou dispersando pontos obstruídos, visando ao equilíbrio energético do fluxo de energia.
- COMO É: a massagem é realizada com duas manobras principais. Uma delas é o deslizamento (tui), a outra é a compressão (na).

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem: